PAIXÃO POR CAVALOS

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAVALGADA DA LUA CHEIA NO C.T.FÊNIX


A última cavalgada da lua cheia do C.T. Fênix foi divertida e recheada de belas imagens e de um clima acolhedor. Os conjuntos saíram para a trilha sob um céu de brigadeiro e com uma belíssima lua a iluminar toda a região do altiplano. Inicialmente, a cavalgada se deu ao passo, momento em que os cavaleiros puderam colocar os assuntos em dia. A volta, como esperado, um galopar que penatrava a escuridão da trilha, sob o comando dos animais com sua visão privilegiada.
 



Na varanda, o fogão era comandado por Maria e Solange, que esperavam o grupo com o inigualável caldinho de feijão de Dª Maria, com aqueles verdinhos maravilhosos e muito azeite. Claro que não faltou a pimentinha para os mais corajosos. 

 

Também não faltou o internacionalmente conhecido macarrão da Solange que, naquela noite, recebeu um toque especial: molho de funghi porcini vindo diretamente da Itália. Não sobrou prá ninguém !!
A lua cheia também veio engarrafada, e serviu de aperitivo para os bons degustadores da água que passarinho não bebe. Mas tudo sob controle...

A noite terminou com o cafezinho maravilhoso da Maria, que serviu para acordar os mais sonolentos que iriam pegar a estrada. Noites como essa, e com esse cardápio, deveriam se repetir a cada lua cheia, pois ela é somente mais um pretexto para a equipe se reunir e reforçar os laços de amizade e companheirismo que nos une.

Boa mesa, boa conversa, calor humano e um sentimento comum: amor pela natureza e pela liberdade que uma boa cavalgada pode nos proporcionar. Assim sempre foi, desde os primórdios...e assim sempre o será! Viva o Fênix, canto e recanto da alegria e do lazer!



terça-feira, 28 de setembro de 2010

GAL BABUSKA: GRIFE EM CAVALO ÁRABE


GAL BABUSKA é a mais nova potra do C.T. Fênix. De propriedade do Dr. Galba Velloso, essa bela potra tem papel excelente. Na linha alta, nada menos do que Ali Jamaal como seu avô paterno. Na linha baixa, outro grande ícone como seu avô materno: Dark Victory, outra referência ao se falar em garanhões com produtos ímpares. GAL BABUSKA é destaque na tropa desse criador, que se apaixonou pelo cavalo árabe, elegendo, entretanto, mais um requisito para essa paixão: o pelo negro. Sempre que pode, Dr. Galba dedica bons momentos contemplando aquele que será, seguramente, o animal a produzir um exemplar digno de ostentar a guirlanda mais cobiçada aqui no Brasil, qual seja, da Nacional do Cavalo Árabe.
GAL BABUSKA segue firme nesse propósito, e seus passos elegantes, desde tão tenra idade, já anunciam o som de platéias embevecidas. Seja pelo papel, seja pela sutileza de seu nome, que enverga as letras de seu dedicado proprietário, GAL BABUSKA está, certamente, forjando seu futuro promissor. O vídeo não deixa dúvidas acerca disso. O nome dela é GAL. Ela é a tal!!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VETERINÁRIA EM VISITA AOS SEUS PACIENTES

Em visita aos seus pacientes, Gabriela, veterinária de grande parte da tropa da Equipe Fênix, assistida por seu assistente e por nosso caro Juliano.

domingo, 19 de setembro de 2010

MARIA: A FORÇA DE UM NOME




Muito se falou do Marcelo, dos enduristas, dos cavalos, mas nada se mencionou acerca daquela que comanda a tropa sem sequer arribar num cavalo: Maria.
De nome comum, tamanho de menina, mais parece irmã das filhas. O fato é que, de pequena estatura, vê ao longe e ao largo, cuidando de tudo e de todos. Dedo em riste, olhar firme, emite comandos precisos que devem ser cumpridos. Ora é veterinária, ora é treinadora, ora é anfitriã, ora é enfermeira, ora é mãe e cozinheira. De tudo um pouco. Um pouco prá muito. Não se sabe como aguenta o rojão do haras e dos dias de prova. Companheira, amiga, irmã, mãe de nossos filhos e nossa confidente. Ah! Dª Maria! O que seria daquela barraca sem você?Parceira de Marcelo, organiza o que ele não pode organizar. Topa tudo. Só não topa acordar cedo. Se o barulho invadir seus ouvidos, não fica um em pé. Seu Marcelo prepara o café quietinho e cai na estrada, no lombo de um cavalo, rezando prá voltar e encontrar a Maria doce, doce Maria. Pense num homem corajoso!

A você Maria, nosso agradecimento pela incansável dedicação ao grupo e aos nossos cavalos. Você bem sabe que seu talento é tocar essa tropa de gente e de animais, correndo de um lado para o outro, sem pestanejar. Nunca cai no sono, mas sonha com a própria terra para nos abrigar. Que ela venha logo, você merece!
Equipe Fênix





sábado, 18 de setembro de 2010

BLACK HORSES: A FACE NEGRA DA MAESTRIA DO CRIADOR


Para deleite de Galba e Solange Velloso. Desfrutem !!!

BELEZA SELVAGEM

PARA REFLEXÃO E INSPIRAÇÃO


O poeta persa sufista Farid al-Din Attar, no livro "A Conferência dos Pássaros", de 1177, descreve a fênix:




"Na Índia vive um pássaro que é único: a encantadora fênix tem um bico extraordinariamente longo e muito duro, perfurado com uma centena de orifícios, como uma flauta. Não tem fêmea, vive isolada e seu reinado é absoluto. Cada abertura em seu bico produz um som diferente, e cada um desses sons revela um segredo particular, sutil e profundo. Quando ela faz ouvir essas notas plangentes, os pássaros e os peixes agitam-se, as bestas mais ferozes entram em êxtase; depois todos silenciam. Foi desse canto que um sábio aprendeu a ciência da música. A fênix vive cerca de mil anos e conhece de antemão a hora de sua morte. Quando ela sente aproximar-se o momento de retirar o seu coração do mundo, e todos os indícios lhe confirmam que deve partir, constrói uma pira reunindo ao redor de sí lenha e folhas de palmeira. Em meio a essas folhas entoa tristes melodias, e cada nota lamentosa que emite é uma evidência de sua alma imaculada. Enquanto canta, a amarga dor da morte penetra seu íntimo e ela treme como uma folha. Todos os pássaros e animais são atraídos por seu canto, que soa agora como as trombetas do Último Dia; todos aproximam-se para assistir o espetáculo de sua morte, e, por seu exemplo, cada um deles determina-se a deixar o mundo para trás e resigna-se a morrer. De fato, nesse dia um grande número de animais morre com o coração ensanguentado diante da fênix, por causa da tristeza de que a veem presa. É um dia extraordinário: alguns soluçam em simpatia, outros perdem os sentidos, outros ainda morrem ao ouvir seu lamento apaixonado. Quando lhe resta apenas um sopro de vida, a fênix bate suas asas e agita suas plumas, e deste movimento produz-se um fogo que transforma seu estado. Este fogo espalha-se rapidamente para folhagens e madeira, que ardem agradavelmente. Breve, madeira e pássaro tornam-se brasas vivas, e então cinzas. Porém, quando a pira foi consumida e a última centelha se extingue, uma pequena fênix desperta do leito de cinzas.
Aconteceu alguma vez a alguém deste mundo renascer depois da morte? Mesmo que te fosse concedida uma vida tão longa quanto a da fênix, terias de morrer quando a medida de tua vida fosse preenchida. A fênix permaneceu por mil anos completamente só, no lamento e na dor, sem companheira nem progenitora. Não contraiu laços com ninguém neste mundo, nenhuma criança alegrou sua idade e, ao final de sua vida, quando teve de deixar de existir, lançou suas cinzas ao vento, a fim de que saibas que ninguém pode escapar à morte, não importa que astúcia empregue. Em todo o mundo não há ninguém que não morra. Sabe, pelo milagre da fênix, que ninguém tem abrigo contra a morte. Ainda que a morte seja dura e tirânica, é preciso conviver com ela, e embora muitas provações caiam sobre nós, a morte permanece a mais dura prova que o Caminho nos exigirá".

UNIFORME 2011

E aí galera da Equipe Fênix? Que tal começarmos a pensar no uniforme do ano que vem? Vamos ficar com a mesma logo, ou vamos criar algo diferente, desde que preservando as nossas cores? Vamos fazer pesquisas, lembrando que a Fenix é uma águia, que resurgiu das cinzas. Vamos fazer um estudo e ver se encontramos algo interessante para ser bordado em nossas camisetas para 2011? Comecem a pensar !!!

domingo, 12 de setembro de 2010

CANA BRAVA: FRUTOS COLHIDOS E NOVA SEMEADURA

Fim do dia...frutos colhidos ...novas sementes lançadas em solo fértil e irrigadas pelo suor de nossos corpos...semeadura...oxalá novas colheitas fartas. Quem assim seja! A Deus o nosso agradecimento por uma prova em que todos chegaram bem.

DESMONTANDO O LOUNGE FÊNIX: UFA !!!

Fim de prova...desmontar o nosso lounge não é fácil, e somente o Marcelo Gomes tem a manha de colocar as coisas na carretinha. Na ausência dele, cuidamos todos de dar pitacos e de colocar a mão na massa, ou seria na massaroca? Não sabemos. Um fato é inegável: Hélcio tentou, Júlio coordenou calibrando com a geladinha a sua gargante seca de tanto brigar por conta do canivete de seu pai; Tenório deu seus conselhos em face de sua experidência em lidar com louquinhos, e Marcelo Porto deu o arremate. A verdade é que, até prá isso Marcelo Gomes faz falta, por seu knowhow no assunto "empilhar". A exaustão tomou conta de todos, mas tudo deu certo no final. Nada se perdeu na estrada, não é mesmo Hélcio?

DUPLA DO BARULHO


Nova dupla se formou na Equipe Fênix: Júlio e Hélcio. É garantia de pura diversão e alegria. Os dois são companheiros dentro e fora das trilhas. A afinidade deve ter ocorrido por terem compartilhado o mesmo animal: FACTOR. Passam o dia  fazendo a alegria da equipe, mas não brincam na hora de compor os conjuntos e buscar os resultados. A foto faz aprova de que a alegria e a dedicação colhem resultados. Ganhamos nós, da Equipe Fênix.

DUDA E MARRY: UMA PARCERIA DE AMOR

Maria Eduarda Moraes Sarmento Coelho, mais conhecida como Duda Coelho, fez uma grande prova com sua Marry, que está de volta às trilhas. Superando o calor, a secura e o desgaste normal de um percurso longo - 65Km, Duda surpreendeu por seu equilíbrio físico e emocinal, grande parte devido à sistemática vigilância de Natália Gomes, que se preocupava em repor suas energias durante o descanso entre os anéis. Mais uma vez Maria Eduarda subiu ao pódio, mas o que nos alegra é saber que sua grande parceira Marry   está de volta e em grande forma. Valeu Duda! Você é uma vencedora, não importa o degrau do pódio em que você se coloque. Valeu Marcelo!

À CÉSAR O QUE É DE CÉSAR !

César Miranda Lima foi o grande vencedor do dia. Em episódio que envolveu o cavaleiro Júlio e seu cavalo Factor, César mostrou o que, efetivamente, vem a ser fairplay. Com a queda de Júlio (companheiro de equipe), seu cavalo Factor saiu em disparada, no que foi escoltado por César, que o acompanhou em alta velocidade, pilotando Shaba, até que o animal fosse parado por uma barreira de carros que se formou. Miranda Lima preferiu abandonar a disputa pelo primeiro lugar na competição, mas ganhou nossa inabalável admiração. À César o que é de César!

MARCELO PORTO: ACERTOU DE PRIMEIRA !!!


Marcelo Porto é o mais novo integrante da Equipe Fênix. Em sua primeira prova, já marcou posição no pódio: primeiro lugar ! Sua esposa, Simone, que participou do Enduro do Batom, foi seu apoio antes e depois da prova. Após seu empenho na trilha, o merecido descanso do guerreiro no Lounge da Equipe Fênix. Valeu Marcelo !!! Na foto, o vencedor acompanhado dos cavaleiros Júlio e Hélcio, que também vestem a nossa camisa. Foi bom demaaaaiiiissss!!

VALEU TREINADOR !!!

Marcelo Gomes

OK! Você venceu! Valeu pelo empenho, pela dedicação, pelas orientações e pelo carinho aos cavalos e cavaleiros.
 Nós te agradecemos.
Equipe Fênix

HORA DE DESCANSAR: ZZZZZZZZZZZZZZ...



Assim estão os baldes que resfriaram nossos animais vencedores e nossos atletas: caídos e enferrujados!!! Mas não há de ser nada. Consultem a contagem regressiva e vejam quanto tempo temos para a nova empreitada. Vamos lá FÊNIX!!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

QUEM EXPLICA ISSO?

Precisamos instaurar um inquérito no C.T. Fênix: quem, quando, onde e como isso aconteceu? Essa foto revela o quase inimaginável! Ela certamente deve fazer parte dos dossiês do falecido ACM. Inacreditável! Alguém deverá ser responsabilizado por isso. Marry e Hélcio? Duda deve ser intimada para intervir como terceira interessada, É CLARO!

MOMENTOS FELIZES NO C.T. FÊNIX

A Equipe Fênix em momentos de confraternização. Na sequencia: Hélcio,Cibele,César e Marcelo. Em outro acontecimento, Gilmar e Hélcio. Momentos felizes no C.T. Fênix.

TURMA DO BALDE

Turminha do Balde: a prova tá chegando!! Vamos nos preparar para cuidar de nossos enduristas e de nossos animais. Ânimo, braços fortes, pernas rápidas e olho nos participantes. Vamos lá! Aqueçam seus motores!!!

OLHA O PASSARINHO!!!!

Galera do Fênix! Vamos treinar bastante prá não ficar assim na foto. Ninguém mereeecccccee!

MOGI DAS CRUZES: UM DESAFIO PARA NATÁLIA

Mogi das Cruzes foi um grande desafio para Natália Gomes (montando Kingol), que viveu momentos nos quais esteve diante de todos os limites:  frio e cansaço. Sempre amparada por seus pais, Marcelo e Maria, Natalia chegou ao limite de suas forças,  mas representou a raça e a disposição de nossa equipe. Relargou não obstante recomendação médica em sentido contrário. Parabéns Naty! O resultado desta prova deve servir  como uma meta a ser alcançada no ano que vem. Vamos lá!                                                                                                                                                                           

EQUIPE FÊNIX - ALEGRIA NO DIA DA PROVA

Turma animada essa da Equipe Fênix! Adoram praticar o enduro e se divertem com isso. Os animais são treinados pelo Marcelo, que não tem trégua no dia da prova, pois cuida dos animais, do equipamento e ainda passa os cavalos no VET. Enquanto isso, os atletas descansam e se divertem na barraca, que é o ponto de encontro da equipe e dos familiares. Isso sem falar na turma do balde, que é animada e também trabalha duro no dia da prova. Na sequência, Natália Gomes, Maria Eduarda Moraes Sarmento Coelho, César Miranda Lima, Hélcio de Andrade e Cyntia Rondeli.

ADESIVOS COM CAVALO: UMA MODA REPAGINADA


Nós, amantes dos cavaloS, adoramos tudo o que lhe diga respeito. Adesivar não é uma moda nova,  está apenas repaginada e, agora, está mais fácil do que nunca com essas gráficas rápidas. O tema é fecundo e dá asas à imaginação. Basta você criar uma logo, ou mesmo o perfil de seu cavalo preferido, prá levar isso a efeito. Outra opção legal é colocar na geladeira ou na tampa do notebook, etc.. Deixe sua imaginação fluir... Esses estão à venda no http://www.etsy.com/.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

1ª EDIÇÃO DO ENDURO DO BATOM

No mês de agosto foi realizada a 1ª Edição do Enduro do Batom em Brasília, no Country Clube, momento em  que experientes e novatas enduristas se aventuraram em uma trilha ardilosamente demarcada pelo sexo oposto. Não obstante a existência de obstáculos quase intransponíveis, tais como: penhascos - como relatado por Teresa do Gregório, rios com águas profundas e forte correnteza, e animais selvagens na trilha (cobras gigantescas, onças e coiotes), todas chegaram bem e muito animadas para a realização da segunda edição no ano que vem. Ao longo da trilha, as enduristas foram  retocando o filtro solar, o batom,  os esmaltes, as máscaras para cílios, etc., o que fez com que, na chegada, a aparência das cavaleiras  não deixasse nenhum traço da dificuldade que enfrentaram em tão perigoso e desafiador percurso. Estavam presentes na competição: Denise Solano, Cinara, Cintya, Simone (todas do C.T. Fênix), Grace Guidi, Teresa, Lúcia, Giovana, Thaís e Cristina. Parabéns às corajosas cavaleiras e aos seus empenhados animais! Uma coisa, todavia, não tem muita explicação: se o enduro era do batom, o que faziam na trilha Marcelo Gomes e Marquinho? Mistéééérioooooo!!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FLY CONTROL: CONFORTO PARA SEU CAVALO

A mosca é a grande vilã quando falamos em conforto de nossos cavalos nas baias, piquetes, trilha, etc.. Elas não dão sossego mesmo. A ideia dessas capas é fabulosa, pois, com elas, os animais ficam livres  do incômodo e não se estressam tanto. Isso sem falar no fato de que não usamos química para afastá-las. Mais um produto que pode ser adquirido no http://www.netequestrian.com/.